SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Publicitárias brasileiras no exterior querem visibilidade

Movimento pretende unir e gerar oportunidades aos talentos femininos que atuam fora do País

Por Bárbara Sacchitiello – Propmark

O sucesso que publicitários brasileiros vêm tendo fora de seu País de origem é algo que, há tempos, já foi notado na indústria de comunicação. A própria edição de 2016 do Cannes Lions foi marcada pela grande presença de brasileiros no palco para receber Leões de Ouros e Grand Prix conquistados pelas agências internacionais em que atuam. Entre esse movimento há algo que chamou a atenção de um grupo de mulheres: quase que a totalidade dos profissionais de publicidade que fazem sucesso no exterior – e que aparecem em reportagens ou subindo no palco para receber prêmios – são homens.

Na tentativa de mostrar que os talentos femininos que cruzaram as fronteiras geográficas do Brasil também são numerosos, um grupo de brasileiras que vivem e trabalham em outros países se uniram no movimento #FindTheWomenBR. A proposta é organizar uma lista de profissionais dos mais diversos cargos (desde diretores, fundadoras, gerentes e outros cargos de comunicação) para tentar ampliar a visibilidade desses talentos junto ao mercado e, também, à imprensa.

“Se você ler as matérias vai ter certeza que isso é muito legal. Infelizmente, também vai ter certeza de mais uma coisa: só existem homens trabalhando fora do país. Sabe por que isso acontece? Não por maldade dos veículos e jornalistas – eles provavelmente nem se deram conta disso. Ignorar as mulheres sem perceber é reflexo de um viés cultural inconsciente. Foi justamente por perceber essa invisibilidade que decidimos nos mostrar de forma relevante e robusta”, diz o texto de apresentação do projeto, cuja coordenação foi feita por Laura Chiavone, chief strategy officer da Tribal Worldwide, em Nova York, e Juliana Matheus, strategyst da R/GA São Paulo.

Como ação inicial, o #FindTheWomanBR organizou uma lista de 200 profissionais que atuam fora do País e seus respectivos cargos. A ideia é incrementar esse banco de dados com novas profissionais, que podem entrar em contato com o projeto por meio do e-mail brasileirasnagringa@gmail.com.

A proposta principal é difundir esses nomes no mercado, incluindo essas mulheres em pautas, debates e conversas em torno da indústria da comunicação. Além de Laura Chiavone, a lista também incluir nomes de profissionais como Andrezza Valentim, sócia criativa da AMV BBDO, de Londres e Valeria Herzer, vice-presidente de estratégias e parceria da Havas Sports, em Nova York.

Leia em: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/08/03/publicitarias-brasileiras-no-exterior-querem-visibilidade.html