SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Tendências para a comunicação e para os negócios

Pelo oitavo ano consecutivo, parceiros do Grupo OM Comunicação Integrada acompanharam a premiação do 8º Ciclo do Programa Parceiros pela Excelência, projeto desenvolvido pelo Grupo OM com a proposta de construir uma rede sólida de parcerias estratégicas com foco na excelência em comunicação.

Para abrir a confraternização, realizada na última semana, o presidente do Grupo OM, José Dionísio Rodrigues, contou que, durante uma arrumação em sua mesa de trabalho, encontrou o primeiro Manual de Atendimento da Opus, datado de 1972, datilografado e encapado com cartolina. Conforme a definição estabelecida naquela época pela agência – com o propósito de orientar a equipe de atendimento – era fundamental entender que a empresa não vendia apenas um anúncio, um filme ou um spot, e sim soluções de comunicação. “Este posicionamento se manteve por nossos 45 anos; a visão de que é importante oferecer soluções e o entendimento de que isso não se faz sozinho. Não adianta pensar em solução se na hora de ajudar o cliente não tivermos parceiros preparados e em sintonia, comprometidos com qualidade, prazos e com vontade de fazer seu melhor”, disse.

A palestra principal do encontro foi ministrada pelo presidente da Brainbox Branding 360, Zeh Henrique Rodrigues, que falou sobre Tendências no Varejo Mundial, com pinceladas do que viu de mais relevante no 106° Retail’s Big Show, realizado em janeiro em Nova York pela NRF – National Retail Federation.

Segundo ele, a principal função das marcas é resolver problemas e desatar nós. Por isso, é importante identificar o público, mapear a cadeia, ter foco e pensar em quais soluções podem tornar a vida de seu cliente mais fácil. “O essencial é ser simples e focar no básico, independente das disrupturas”, ensinou. Dados mostram que o tráfego nas lojas físicas cai 10% ao ano desde 2012 e que 45% das compras dos EUA em 2017 serão via mobile. “Neste cenário, é imprescindível que as marcas ofereçam experiências aos clientes e façam com que o ponto de venda físico valha a visita, além de solucionar seus problemas”, resumiu.

Reforçando o posicionamento de consultores em comunicação assumido pelo Grupo OM, o presidente da OpusMúltipla, Rodrigo Havro Rodrigues, deu continuidade ao evento e falou aos presentes sobre Tendências da Comunicação, abordando a postura que se espera de empresas frente às incertezas contemporâneas.

Entre os pontos, está a necessidade de se reiventar para manter a colocação no mercado, assumir um posicionamento de parceiro estratégico para seus clientes, funcionando como um gestor de negócios; reduzir custos para ser mais competitivo (sem perder a qualidade e a produtividade), manter a ética nos negócios, estar atento às oportunidades de negócios do mercado e agrupar-se para ter maior sinergia e capacidade de atendimento às necessidades do mercado. “O programa Parceiros pela Excelência mostra a importância de contar com o suporte de uma rede de fornecedores em quem podemos confiar e a quem podemos recorrer para aprimorar a qualidade de nossos processos e a entrega de nosso trabalho”, concluiu.

A evolução do Programa ao longo dos anos foi apresentada pelo diretor administrativo/financeiro, Edison Luiz Cezar, que conduziu também a certificação dos parceiros: neste ano, foram certificadas 43 empresas parceiras (selecionadas entre mais de 5,6 mil fornecedores cadastrados), das quais 4 receberam o certificado bronze, 18 prata e 21 ouro.