SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Pesquisa Fenapro: otimismo de curto prazo se mantém, mas cai para 2018

 

 A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados no início de março deste ano e refletem a performance das agências no 1º trimestre, além das perspectivas para o próximo quarto e o ano de 2018, como um todo.

De uma maneira geral, percebe-se uma frustração quanto ao realizado no 1º trimestre – a expectativa era de um ambiente de negócios mais positivo –, mas o otimismo com o próximo quarto se mantem alto. Com exceção do Norte e do Nordeste, que apresentam previsões menos otimistas, todas as demais regiões mantêm expectativa otimista quanto aos negócios do segundo  trimestre de 2018. A média Brasil se mantém praticamente inalterada, com um bom índice de otimismo (47,4% esperando melhora, 35,8% prevendo uma situação igual ao 1º trimestre e apenas 16,9% com expectativa pessimista). Conclusão: apesar da frustração de expectativa no 1º trimestre, o otimismo permanece para o próximo período.

Já o índice de otimismo em relação ao ano de 2018, como um todo,  interrompeu uma série de alta constante nos últimos 3 trimestres para apresentar uma queda, de 68,2% para 53,9%.

Analisando o número de concorrências e licitações, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram queda significativa. Já nas regiões Norte e Nordeste, observou-se o contrário, com um aumento de 100% no número das licitações.

Quanto aos setores econômicos considerados mais promissores para o negócio da propaganda, não houve variações em relação ao trimestre anterior. O setor  de Comércio aparece em primeiro lugar, seguido do de Serviços. O setor Público complementa o ranking dos 3 mais expressivos.

“Os resultados dessa tomada da pesquisa VAN Pro em 2018 mostram o quão sensível é o mercado da propaganda. Se o ambiente macroeconômico, social e político melhorarem, a propaganda reage prontamente. ”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.