SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Grupo OM promove primeira edição do projeto Encontros do Bem

Uma vida dedicada à inclusão

Norte-americano Brad Guidi falou em Curitiba sobre o Camp Big Sky, iniciativa que oferece lazer e conhecimento a pessoas com deficiência de todas as idades

Não existe nada melhor do que ouvir falar alguém que é apaixonado por aquilo que faz. Todo o entusiasmo e a paixão que movem o trabalho realizado no Camp Big Sky – organização não-governamental que oferece experiências ao ar livre para crianças e adultos com deficiência, localizada em Illinois (EUA) – prenderam a atenção do público presente na primeira edição do projeto Encontros do Bem, iniciativa do Grupo OM Marketing & Comunicação, realizada na última quinta-feira, em Curitiba.

No centro de tudo, o porta-voz e diretor da ONG, o norte-americano Brad Guidi, que, do alto de seus 70 anos, afirma ter encontrado no Camp Big Sky sua razão de viver. A idealização do Camp Big Sky remonta à trajetória familiar de Guidi, cujo avô passou os últimos 15 anos de vida em uma cadeira de rodas, após um acidente sofrido em uma mina de carvão. Também, ao seu irmão Bruce, que ficou incapacitado após uma reação a uma vacina tomada aos cinco meses de idade; e à filha Dominique, que nasceu prematura, com paralisia cerebral e deficiências de desenvolvimento. No leito de morte do irmão, falecido aos 12 anos, em 1963, Guidi prometeu que um dia faria algo para ajudar pessoas com deficiência.

Cerca de 30 anos mais tarde, a família Guidi adquiriu 102 acres de terra de uma mina antiga. Em 2004, o local recebeu os primeiros visitantes. Começou a se materializar, assim, o Camp Big Sky (batizado inicialmente de Why Not Now?), um espaço acolhedor que recebe tanto pessoas com deficiência, quanto suas famílias, amigos e cuidadores.

“Em tudo o que fazemos, acreditamos no valor do indivíduo e sua capacidade de prosperar. Queremos que as pessoas com deficiência vivam uma vida como qualquer outra”, disse Guidi. Para isso, além de diversas atividades recreativas (como a pesca, feita nos dois lagos localizados na propriedade), são ensinadas habilidades que ajudam os campistas a ter mais autonomia e a ingressar com mais sucesso na vida adulta e no convívio em sociedade.

O trabalho conta com o suporte de uma ampla rede de voluntários (foram 4,5 mil horas dedicadas em 2018) e de doadores (pessoas físicas, famílias, grupos de igreja, empresas e organizações em geral), cujos recursos permitem receber campistas do mundo todo, sem custo algum – só em 2018 foram 2,5 mil pessoas com deficiência de mais de 12 países.

Em funcionamento do começo de maio ao final de outubro, de quarta-feira aos sábados, o Camp Big Sky segue com a missão de fornecer educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades por meio da participação em atividades externas acessíveis. “Também nos Estados Unidos, poucos locais públicos ou privados ao ar livre são acessíveis para pessoas com deficiência”, lembrou Guidi.

Para 2019, os planos envolvem a construção de uma nova estrada de acesso ao acampamento, de um novo centro de aprendizado e a instalação de coletores solares adicionais para ampliar o sistema de energia.

Aos que pretendem se dedicar ao terceiro setor, Guidi recomendou algumas regras básicas, como a paixão pela missão, não ter vergonha de buscar ajuda, ser paciente e persistente e, principalmente, fidelizar os doadores. Entre os highlights da palestra, destaque à orientação de Guidi sobre o processo de captação de recursos efetuado pela equipe do Camp Big Sky, que faz um feedback permanente com os doadores. “A construção do relacionamento com os doadores é fundamental, por meio de contatos regulares, apresentações, projetos de voluntariado e passeios. É preciso mostrar em primeira mão e in loco a diferença que eles estão fazendo na vida das pessoas”, recomendou.

“A organização da palestra atende a um dos princípios do Grupo OM, que consiste no respeito às pessoas e ao meio ambiente. Compartilhamos aqui a bela história da família Guidi e sua experiência bem sucedida com uma grande rede de voluntários e doadores, que resulta em um trabalho qualificado e único prestado às pessoas com deficiência”, concluiu José Dionísio Rodrigues, presidente do Grupo OM, ao final do evento.

A palestra foi acompanhada por representantes de instituições do terceiro setor apoiadas pelas empresas do Grupo OM: Afece, APACN, Associação dos Amigos do HC, Projeto Dorcas, Pró-Renal, Hospital Pequeno Príncipe, Lar Dona Vera, Hospital Erasto Gaertner, SPVS e Pequeno Cotolengo, além de escolas especiais parceiras da Afece. Mais informações sobre o Camp Big Sky em http://campbigsky.org/

Na foto, o palestrante Brad Guidi, o presidente do Grupo OM, José Dionísio Rodrigues (ao centro) e membros das instituições do terceiro setor presentes no evento Encontros do Bem. Foto: Felipe de Souza