SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

MEMÓRIA: NORBERTO FRANCHI DE CASTILHO

Por Luiz Renato Ribas

Esse moço que iria completar 88 anos nesta sexta, dia 15 de janeiro, foi radialista, jornalista e um dos mais inteligentes e competentes, sem soberba, publicitários da década de 60, com sua Equipe Propaganda, fundada em 1962.

Norberto, em 1950, aos 18 anos já se fazia ouvir na Rádio Marumby, falando de cinema a “Sétima Arte”, nome também de sua coluna, depois, em O Estado do Paraná, onde assinava “Sintonizando”, promovendo o rádio curitibano.

Mas foi na publicidade que ganhou sua dimensão profissional, fundando a Equipe Propaganda, com mais de 40 funcionários, sede própria e um escritório em São Paulo, para atender especialmente um cliente de porte, revendedor da Wolkswagen.

Na época, Castilho tinha contas dos principais anunciantes de Curitiba, como a rede de farmácias Minerva, Olsen, Emilio Romani, Banestado, Copel, entre outras, tendo inclusive contratado, na ocasião, Hiran de Souza, ex-SJ de Mello, um dos profissionais mais disputados do mercado, mais tarde dono da Exclan.

Em julho de 74, em entrevista à Direta, pequeno tabloide que lancei nesse ano para promover o mercado publicitário, Norberto considerava o Paraná como terceiro em expressão no Brasil.

Para ele a receita de sucesso de uma agência era ser honesta, contestando críticas de que as agências curitibanas eram de baixo nível.

“-Pura desinformação!” dizia.

– Norberto, você acha desleal uma agência solicitar a conta de outra agência? – Não.

Sou favorável ao livre comércio e da livre iniciativa.

A concorrência é positiva, porque motiva a evolução da profissionalização da atividade.

Castilho enaltecia que Curitiba era bem servida de veículos de comunicação, com qualidade e preços bons.

Mas punha dúvida quanto a formação, para o futuro, de publicitários formados pelos cursos superiores de comunicação, ensinando uma realidade que na prática era outra.

Norberto Castilho, curitibano, adepto incondicional de golfe, foi outra das vítimas do Covid, falecido dia 9 de janeiro.

Era casado com Gilka Maryluz de Castilho, pais de Rafael, advogado e Letícia, fonoaudióloga.

______________

Na foto: Elon Cesar Garcia, Elon Garcia, Dulcidio Caldeira, José Dionisio Rodrigues e Norberto Castilho.