SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Projeto de reposicionamento da marca Cymco desenvolvido pela Brainbox conquista PRATA no Prêmio da Embalagem Brasileira 2021

Tradicional cerimônia que reconhece as principais ações criativas da indústria nacional, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2021 entregou em sua 21ª edição o troféu PRATA para o projeto Cymco, que consistiu no projeto de reposicionamento da marca Pão de Queijo Mineiro.

Assinado pela Brainbox Design for Business, (consultoria estratégica de marcas e design do Grupo OM Marketing & Comunicação), o projeto, inserido na categoria MERCADO – Alimentos Salgados, apresentou todo o processo que iniciou com a estratégia de posicionamento da marca e que culminou em um novo nome, marca e identidade visual, além do projeto das embalagens e materiais de PDV. Para chegar ao naming, a Brainbox mesclou o sobrenome da família detentora da marca (Cymbalista) com o termo company, resultando no nome Cymco, que também tem a mesma sonoridade do numeral.

Impressas em filme laminado fosco, as embalagens que utilizam apenas duas cores agregaram um olhar mais contemporâneo aos produtos, explorando os aspectos de qualidade, conveniência e praticidade. “No novo projeto gráfico de embalagens, a predominância da cor preta reforça o atributo de qualidade e sofisticação, as cores secundárias facilitam a identificação dos diferentes produtos nas gôndolas e os ícones dos benefícios trazidos para o painel frontal conversam diretamente com o consumidor”, explica Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox.

Realizada durante a pandemia, a mudança foi bem aceita pelo público interno e externo, expandindo o mercado B2B (Business to Business) da marca. Com o novo posicionamento, também foi possível alcançar o segmento B2C (Business to Consumer), um dos objetivos iniciais do projeto.

“A Cymco rompe com os códigos tradicionais da categoria e propõe uma reflexão sobre o posicionamento das marcas ‘me too’, questionando se todas as marcas de pão de queijo devem seguir a linguagem visual tradicional. Cymco é questionadora, impactante e prática”, conclui Ludger.

Projeto: Cymco
Data de lançamento: 01/02/2021
Design: Brainbox
Convertedor: Pamplastic
Brand Owner: Cymco

Direção estratégica e de criação: Ludger Tamaoki
Designer: Ludger Tamaoki e André Ottoni
Arte-final: Helton Schnitzler
Atendimento: Thiago Aisengart Accioly
Aprovação do cliente: Frederico Cymbalista e Rogério Acosta

Sobre o Grupo OM – O Grupo OM Marketing & Comunicação é o maior do Sul do Brasil, formado por seis empresas: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), TailorMedia Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em performance de vendas) e AirPromo (especializada na entrega de soluções de comunicação para eventos, desde a concepção, criação e logística).

O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing, comunicação e vendas para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com mais de 200 funcionários, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como ANJ, Banco CNHi, Brevant, Casa Nissei, Corteva Agriscience, Digital Premium, DSM, Famastil, FCA, Foxlux, Frimesa, Grupo Alfa, Hebron Farmacêutica, Hiperfarma, Militec, Mosaic Fertilizantes, O Boticário, Prata Fina, Recco, Renault, Schulz, Shopping Mueller, Subway, Talken, TIM Sul, Uninter e Volvo. Contato: (41) 3362-1919 /http://www.grupoom.com.br

Informações para a imprensa:

Básica Comunicações

Daniela Licht

Contato: (41) 9 9228-9577

E-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br