SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 16.9.21

Candy Shop inaugura operação em Maringá

Com o propósito de expandir sua atuação no mercado paranaense, a Candy Shop inaugura operação em Maringá com dois novos clientes. A agência passa a atender, a partir de agora, o  Shopping Avenida Center (o primeiro e mais tradicional da cidade) e a Comercial Ivaiporã (maior Rede de Lojas de materiais para construção e acabamento etapa de expansão estratégica da agência curitibana que em breve inaugurará uma nova operação no Oeste do Estado.

Presidente da ABAP assume posição de VP na Opus Múltipla

Mario D’Andrea assume o posto de vice-presidente de conteúdo e integração da OpusMúltipla, do Grupo OM Marketing & Comunicação, com o intuito de estimular a criação dos trabalhos da agência, assim como a sinergia entre as empresas da holding.

Um dos desafios de Mario será fazer com que o conteúdo chegue aos targets utilizando as especialidades das empresas do Grupo OM, que conta com a Brainbox (consultoria de design, branding e packaging), a HouseCricket (full service digital e comunicação dirigida), a TailorMedia (inteligência e distribuição de mídia), a Senso Performance (mídia de performance), a AirPromo (ativação e promo), além da própria Opus Múltipla, que tem sede em Curitiba e escritório em São Paulo.

Com mais de 220 funcionários a holding atende a contas como O Boticário, Subway, Renault e Hiperfarma.

Desde 2017, o publicitário atua como presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP). Ao longo de sua trajetória, atuou como redator em agências como FCB, Loducca e Lowe. Foi presidente e CCO da J.Walter Thompson, e, mais recentemente, presidiu a Dentsu no Brasil por sete anos, além de ter acumulado o comando da Mcgarrybowen, do Grupo DAN (Dentsu Aegis Network), do qual ele se desligou em setembro de 2020.

No Nordeste, agência local dá o tom

Grandes anunciantes contratam equipes regionais para ajustar linguagem das campanhas

Grandes anunciantes com sede e origem no Nordeste e empresas do Sul e Sudeste que querem expandir os negócios contratam agências locais para suas campanhas na região, que concentra cerca de 20% dos investimentos publicitários do país.

Facebook nega mais uma vez que vende dados pessoais de usuários para empresas de publicidade

FONTE: OLHAR DIGITAL

O Facebook ficou marcado nos últimos anos por críticas por conta da privacidade na plataforma e acusações de que vende dados pessoais de usuários para empresas de marketing e publicidade. Agora, mais uma vez, a gigante negou o fato e disse que investe em ferramentas para garantir a segurança e o sigilo das informações das contas.

Nesta quarta-feira (8), o diretor de privacidade e políticas da gigante das mídias sociais, Steve Satterfield, disse que a empresa se esforça para acabar com o mito de que vende dados pessoais para anunciantes. “Não vendemos os dados das pessoas. Nunca vendemos”, explicou.

Consumidor confia mais em marca com propósito

Os propósitos de uma empresa como marca têm sido protagonistas de muitos debates sobre a tendência do marketing no pós-pandemia. E a afirmação se confirmou no PPI Brasil 2021, estudo da InPress Porter Novelli: 90% confiam mais em uma empresa com propósito, enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços.

O levantamento mostrou também que 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores. Além disso, autenticidade, ética, tratamento aos funcionários e proteção ao meio ambiente são os fatores ligados ao propósito que mais pesam na hora de escolher uma marca.

Entre as gerações, os Millenials tendem a valorizar mais a defesa de causas e a solidariedade, enquanto a geração X aprecia mais a contribuição social e o cuidado com as comunidades. As pessoas da classe DE e aquelas que possuem ensino fundamental destacam-se por se importarem mais com a solidariedade e a contribuição social.

Quais são os desafios da publicidade em 2021?

Profissionais do mercado preveem alguns dos principais obstáculos a serem superados pelas agências e clientes em um ano que ainda tem ares de incerteza

Para Renata Bokel, CSO da WMcCann, parte dessa resposta está em ser relevante frente a um comportamento de consumo em constante mudança em tempos de pandemia e pós-pandemia. A profissional enxerga 2021 como uma espécie de continuação do que vivemos em 2020. Nesse contexto, o maior desafio continua sendo a adaptação ao dia-a-dia de um mundo em transformação. “A pandemia atuou como um acelerador, levando as marcas a encontrar novas maneiras de entreter, educar, servir, ajudar e vender. A grande dificuldade vai ser entender de maneira eficaz e rápida todas essas mudanças e ajudar os nossos clientes a serem cada vez mais relevantes”, argumenta.

“O grande desafio, portanto, é construir relevância antes de vender e, para isso, as marcas precisam aprender a entreter” – Edu Simon

Na concepção de Eduardo Simon, CEO da DPZ&T , o dilema da publicidade neste ano é unir entretenimento e performance. Em outras palavras, o executivo acredita ser essencial criar comunicação que chame a atenção das pessoas neste ambiente instaurado pela pandemia – no qual pouco se tolera interrupções a conteúdos cada vez mais on demand –, sem deixar de lado a eficiência de atrair consumidores, principalmente porque 2021 promete ser economicamente competitivo, em sua análise. “O grande desafio, portanto, é construir relevância antes de vender e, para isso, as marcas precisam aprender a entreter”, avalia.

Na opinião de Thais Frazão, head of brand strategy da Ogilvy, se a pergunta tivesse sido feita no começo de 2020, a resposta seria algo sobre a publicidade se reinventar por meio da tecnologia e inovação e sobre a digitalização. “Mas 2020 veio para acelerar essa transformação, que, com certeza, veio para ficar. E também para colocar a relação das pessoas com as marcas em outro nível”.

Fonte: Diário Indústria & Comércio

Coluna MKT – Autoria: Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br