SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 7.10.21

COLUNA MKT 071021

O BATE PAPO DE HOJE É COM FERNANDO DUTRA, GERENTE DE MARKETING CORPORATIVO DO GRUPO BARIGUI.

Lá do tempo da agência Portal, de Campinas, até os dias de hoje, muita água passou debaixo da ponte do profissional Fernando Cassiano Dutra. De redator, revisor, planejamento a executivo de grandes empresas nacionais, o profissional acumulou experiência e conhecimento que hoje coloca em prática como Gerente de Marketing Corporativo do Grupo Barigui, uma das forças do cenário empresarial paranaense e nacional. E Fernando tem no DNA o registro de publicitário nato, além de ter exercido funções na Cervejaria Skol e na Brahma(antes de ser AMBEV), na área de comunicação. Também atuou na área de gerente de marcas internacionais, vindo depois de um tempo, dedicar este conhecimento no O Boticário, no período de 1999 a 2010.  Antes disso, dedicou um tempo aos estudos no Canadá, além de ter realizado um período sabático curto, mas de muita utilidade. Depois, na Portobello Grupo também atuou na área de comunicação  e no ano de 2018 veio para o Grupo Barigui, contribuindo para a organização da área de marketing e comunicação. A execução do projeto de comunicação interna do grupo foi um desafio, já vencido e aplicado com sucesso. A atuação na área de marketing digital para os seminovos também foi acompanhada de êxito. Atualmente executa os passos para a consolidação da Barigui Locadora de Veículos, supervisionando os procedimentos que levem ao coroamento da ação de lançamento. Profundo conhecedor do mercado, Fernando exerce uma espécie de “mentoria” com as empresas do grupo e contribui para que a comunicação “possa conversar com os clientes” com equipes especialmente preparadas. O segredo, segundo ele, é transmitir bons valores às pessoas e sempre ter a informação na palma da mão, facilitando contatos e gerando vendas, além de melhoria diária no relacionamento com o publico, através de concessionárias do grupo e empresas que compõem o cenário. Um profissional que gosta do marketing, entende de propaganda e está plenamente atualizado com as técnicas e armas da comunicação no ano 2021, além de ser um bom papo, agradável e de conteúdo.  Sem dúvida, o Grupo Barigui colocou a comunicação e o marketing em boas mãos. Até pra semana.

 

O Boticário cocria e produz campanha com talentos das favelas

da Rocinha, Vidigal e Alemão

A iniciativa da marca tem objetivo de gerar renda extra aos moradores de comunidades carentes e movimentar a economia local

Para a marca O Boticário, inclusão e valorização da diversidade são propósitos. Dessa forma, por meio de ações como o Projeto Comunidades – ação que visa à promoção da autonomia e protagonismo de jovens –, criou uma campanha inteira em parceria com talentos das favelas para enaltecer a potência e beleza desses locais.

Um grupo de 23 profissionais – entre artistas plásticos, fotógrafos, designers, diretores de arte, cabeleireiros, jornalistas, figurinistas e maquiadores, entre outros especialistas – participaram da criação e produção da campanha “Talentos da Favela”, idealizada e coordenada pela agência OpusMúltipla, para o Boticário.  Para Juliana Arnulf, Vice-Presidente de Atendimento da OpusMúltipla, o trabalho apresenta diferencial de autenticidade que rompe paradigmas. “Ele quebra estereótipos, valoriza talentos, dá voz aos moradores e, acima de tudo, gera inspiração”, diz Juliana. O Diretor de Criação da agência, Alexandre Catarino, afirma que o projeto foi concebido e desenvolvido a partir de uma proposta que reforça a inclusão social na atividade publicitária. “Mais do que colocar uma campanha na favela, tudo foi criado a partir da decisão da marca de colocar a favela em uma campanha”, explica Alexandre.

R$ 1 investido em publicidade gera R$ 8 na economia brasileira, diz estudo

FONTE: UOL

Cada real investido em publicidade em 2020 gerou R$ 8,54 para a economia brasileira. Esta é a principal conclusão do estudo “O valor da publicidade no Brasil”, produzido pela Deloitte a pedido do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação do país.

Para estimar o impacto da publicidade na atividade econômica, a Deloitte utilizou um modelo econométrico, criado pela consultoria no Reino Unido, que analisa a correlação entre valor bruto investido em propaganda no país e o PIB brasileiro.

O modelo foi adaptado no Brasil para validar o impacto da publicidade no contexto do país. O estudo levou em conta dados da Kantar Ibope Media e do Cenp-Meios, dois dos principais levantamentos sobre o dinheiro colocado em publicidade no Brasil, para gerar a estimativa dos investimentos no país.

Agências mantêm ou superam faturamento no segundo trimestre

FONTE: MEIO&MENSAGEM

Das 293 agências ouvidas pelo VanPro, 39% aumentaram faturamento no período; pesquisa da Fenapro também observa práticas de gestão

A pesquisa VanPro mapeou que 39% de 293 agências brasileiras aumentaram o faturamento no terceiro trimestre de 2021. Realizado pelo sistema Sinapro/Fenapro – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de SP e Federação Nacional das Agências de Propaganda – o estudo apurou que 30% mantiveram enquanto 18% perderam 30% do faturamento.

Mas a principal constatação do levantamento é a do aumento do otimismo do mercado publicitário em relação aos negócios: o índice de agências que enxergam melhores perspectivas saltou 28%, correspondendo a 64% do total das empresas entrevistadas.

Mais da metade (62%) conseguiu manter ou ultrapassar o faturamento no segundo trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período no ano passado. “A retomada é crescente e está em consonância com o crescimento de 29% apontado pelo Cenp”, comenta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, se referindo à alta na compra de mídia no primeiro semestre de 2020, reportada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).

Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

FONTE: MEIO&MENSAGEM

Edição 2021 do estudo Media Reactions, da Kantar, mostra que consumidores do País preferem anúncios em eventos patrocinados e em mensagens de influenciadores

Criar uma estratégia de comunicação passa, sobretudo, pela identificação de quais meios – e de que forma – as pessoas gostam mais de receber as mensagens publicitárias das marcas. Para compreender a aceitação das pessoas em relação à publicidade nos diferentes veículos online e off-line, a Kantar publica a edição 2021 do estudo Media Reactions, que mapeia o quão abertos os consumidores estão a receber publicidade em diferentes canais. O estudo é construído com base nas perspectivas de analistas da área de mídia e do público consumidor.

Como conclusões principais, a pesquisa mostra que, em âmbito global, os chamados meio de comunicação tradicionais (como cinema, eventos patrocinados e revistas) ainda lideram na preferência dos consumidores na hora de receber publicidade. Segundo a pesquisa, o meio Cinema aparece como o preferido pelo público para receber mensagens publicitárias, seguido de eventos patrocinados, revistas, anúncios em podcasts e anúncios em jornais.

Esse ranking global é um pouco diferente do recorte brasileiro, que mostrou meios diferentes como os preferidos do público. Na análise do mercado nacional, os eventos patrocinados aparecem como o principal canal pelo qual as pessoas gostam de visualizar publicidade. Na segunda posição, aparece a mídia out-of-home (mídia exterior), seguida da publicidade em revistas. A lista brasileira é completada por digital OOH (a publicidade exterior, porém veiculada em telas digitais) e por anúncios em jornais.

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Fonte: Diário Indústria & Comércio

Coluna MKT – Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br