SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 11.11.21

COLUNA MKT 11.11.21

Ações de marketing geram impacto bilionário na economia brasileira

FONTE: PROPMARK

As empresas estão migrando cada vez mais para as plataformas digitais. Diariamente, novas marcas se jogam na internet. Resultado: campanhas publicitárias se destacam no feed de todas as redes sociais. E isso tem um motivo, o mercado audiovisual e as empresas encontraram nesse formato uma maneira conveniente para ecoar o que é dito no boca a boca e atrair consumidores. De acordo com estudo feito pela Deloitte e divulgado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o impacto da publicidade na economia do país é bilionário.

Em 2020, a pesquisa mostrou que, a cada R$ 1 investido em publicidade, R$ 8,54 voltaram para a economia brasileira. Além disso, o setor empregou 435 mil pessoas direta e indiretamente em 2019, conforme dados do Ministério da Economia. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram o valor de R$ 11,2 bilhões, segundo a Kantar Ibope Media.

As marcas hoje entendem a necessidade de se comunicar, de fato, com seu cliente. Não apenas expondo um produto ou serviço, mas fazendo com que as pessoas se identifiquem com ele, se vejam nele, se engajem com aquilo que lhes é apresentado. A internet se tornou uma ferramenta poderosa para isso. O universo on-line é um megafone, que permite que mais pessoas não só conheçam uma marca, mas se aproximem dela. O mundo atual não aceita mais o distanciamento entre vendedor e comprador. As pessoas só consomem um negócio se conseguirem enxergar um pouco de si nele.

Publicidade digital movimenta R$ 36,9 bilhões no Brasil, em 18 meses

FONTE: POPLINE

IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Kantar IBOPE Media, lançou o estudo Digital AdSpend. A nova versão traz como destaque o fortalecimento da publicidade no digital, que teve um investimento acumulado de R$ 36,9 bilhões, considerando o ano de 2020 (R$ 23,7 Bi) e os seis primeiros meses de 2021 (R$ 13,2 Bi).

O Digital AdSpend usou uma metodologia inédita, com captura mais abrangente, e que, segundo eles, traz maior granularidade ao dado com análises do comportamento de setores e categorias no mesmo padrão de mercado dos demais meios. Com isso, a pesquisa traz uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no país, considerando visões setoriais e expectativas para os próximos meses.

“O estudo tem como objetivo disponibilizar informações para que o setor tome as decisões de maneira estratégica, compreendendo as atividades publicitárias com os mesmos critérios em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor”, complementa.

Dados 2021

Na análise comparativa de janeiro a junho de 2021 com o mesmo período de 2020, o Digital AdSpend indica que os investimentos em publicidade digital tiveram um crescimento de 25% no primeiro semestre deste ano. Em relação à distribuição por tipo de dispositivo, mobile e desktop, os números ficaram bem próximos ao mesmo período de 2020, onde os anúncios publicados em mobile representaram 73% do share total.

Outro destaque do estudo está na relação de direcionamento dos anúncios em Digital no ano de 2020, pois 73% dos investimentos foram endereçados para dispositivos móveis, sendo que as redes sociais tiveram 46% do total dos anúncios veiculados.

Os dados exclusivos também apontam que em 2020 o vídeo foi o formato líder nas redes sociais e representou mais de 80% do total da verba investida na publicidade digital, em comparação aos demais formatos de anúncios que foram 17%.

Analista martech e live streamer: as carreiras do futuro do marketing

Guia Salarial 2022 da Robert Half mostra os cargos em alta em vendas e marketing

De acordo com o novo Guia Salarial Robert Half, a Covid-19 continua ditando a aceleração das mudanças nas relações de trabalho no mundo. O estudo, que está em sua 14ª edição, registrou um aumento dos processos de transformação digital em vendas e marketing, destacando profissionais de e-commerce e marketing digital. Segundo Carolina Cabral, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, essas áreas já vêm mudando e continuarão assim, já que a transformação digital é a agenda principal em qualquer empresa. “Os mercados que ainda sofrem com os impactos da pandemia buscam avançar no terreno digital, enxergando em marketing e vendas a oportunidade de diversificação de receita e portfólio”, conta. Além disso, o Guia Salarial 2022 destaca as profissões que estarão em alta no ano que vem. A que devem se sobressair, segundo a pesquisa, são as de analista martech, líder live streamer e estruturas ligadas a produtos digitais.

“As profissões que hoje estão sob alta demanda são aquelas em consonância com as tendências que rodeiam o mercado de trabalho, principalmente no que tange os avanços tecnológicos e as agendas de transformação digital. É evidente o papel da tecnologia em cada uma das posições mapeadas”, conta Carolina. “O que também explica o domínio de tech skills e o conhecimento em marketing digital entre as habilidades técnicas mais exigidas pelas empresas para os profissionais da área.”

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Diário Indústria & Comércio

Coluna MKT – Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br

Edição completa (12 a 15.11.21): https://www.diarioinduscom.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Diario-12-11-2021.pdf