SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Especial: 50 anos da Elon Garcia Publicidade

Uma bela história de 50 anos

Confira entrevista exclusiva com o publicitário Elon Isfer Garcia, que conta a trajetória da agência

01 – NA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA, QUEM FOI O PRIMEIRO CLIENTE?

A Elon Garcia Publicidade foi fundada em 10 de Dezembro de 1971 pelo publicitário e radialista Elon da Silva Garcia. O primeiro cliente atendido foi a DISAPEL ELETRODOMÉSTICOS LTDA, uma loja de varejo que comercializava móveis e eletrodomésticos. A loja ficava na Praça Santos Andrade. Na época, Elon já era conhecido como apresentador de programas de rádio e de comerciais de televisão, e um dos mais requisitados locutores comerciais da cidade. Deixou a carreira de diretor comercial da Rádio Independência do Paraná, a qual fez parte da fundação, e encarou o novo desafio de ter sua própria agência.

02- O MERCADO ERA DIFERENTE, CLIENTES AINDA NÃO TINHAM A CULTURA DA PROPAGANDA INSERIDA NO DIA A DIA. COMO O ELON GARCIA FOI ENTRANDO NAS EMPRESAS E APRESENTANDO IDEIAS, SOLUÇÕES?

Com toda a experiência adquirida ao longo dos anos em rádio e televisão, prestando serviços para várias agências de publicidade da época em locução e apresentação de comerciais na televisão, o Elon após a fundação da Elon Garcia Publicidade dedicou-se à expansão do seu próprio negócio mas sempre voltado ao cliente, objetivo este até hoje como meta da agência.

A DISAPEL era a principal conta e foi por muitos anos o carro-chefe da agência. A cultura publicitária de varejo popular colocada pelo Elon e aprovada pelos diretores da empresa consagrou a empresa, apresentando excelentes resultados.

A Elon Garcia cresceu junto e Elon chamou o seu filho Elon César (1974), ainda adolescente, para ajudá-lo nos serviços gerais e aí começou uma grande sintonia entre os dois. Estudando e trabalhando na agência, Elon César fazia a distribuição de materiais nas rádios e televisões, preenchia e encaminhava os Pis (Pedido de Inserções), e organizava o planejamento de mídia. Na época era uma correria, tudo fisicamente.

Aos 18 anos (1978), Elon César foi convidado a ser sócio da agência e, a partir deste momento, estava decidido a seguir a carreira publicitária ao lado do pai. Formou-se em Administração de Empresas pela FAE, fez vários cursos de extensão na área e participou de seminários importantes ligados à área de mídia como o I Encontro Internacional de Mídia promovido pela Revista Meio & Mensagem (1985).

Elon e Elon César faziam uma boa dupla. Elon na área de criação e produção e Elon César na mídia, planejamento e administração. O atendimento aos clientes também seguia neste rítmo, os dois respondiam pelas suas áreas em reuniões conjuntas.

Sempre evoluindo, a Elon Garcia participou na prática nestes 50 anos de todo o movimento digital, da expansão dos canais de televisão para fechados, das rádios FM.

As primeiras sedes da agência foram na própria casa do Elon do bairro Jardim Botânico (1971-1978), no Edifício Nosso Banco – Rua Marechal Deodoro (1978-1988), uma casa na Rua da Glória – Centro Cívico (1989-1992), em imóvel próprio na Rua Quari – São Francisco (1993-2016) e atualmente também em sede própria no Edifício Mid Work – Centro.

Pela crescente demanda de serviços, a Cristina, também filha do Elon, foi convidada a fazer parte da Elon Garcia para contribuir na área de produção televisiva, o chamado foi aceito e hoje ela é sócia da agência e trabalha ao lado do irmão Elon César no atendimento e administração.

Em atividade voluntária em prol da comunicação no Paraná, Elon César Isfer Garcia foi presidente do SINAPRO-PR (2014-2016) – Sindicato das Agências de Publicidade do Paraná. Recebeu duas premiações: Troféu Publicista Latino Americano – Galo de Gramado (2017), premiação concedida pela ALAP – Associação Latino-Ameriana de Publicidade e Troféu Semeador da Propaganda no Paraná (2017), premiação esta para profissionais dedicados e comprometidos em expandir a publicidade no Paraná. Atualmente é 6º Vice-Presidente / Secretário da ACP –  Associação Comercial do Paraná (2020-2022) e Conselheiro do SINAPRO-PR.

03 – SEU PAI ERA LOCUTOR? TRABALHOU EM RÁDIO? TV SABEMOS QUE SIM. CONTE UM POUCO A HISTÓRIA DELE.

O Elon, desde cedo, demostrava seu interesse por locução e organização de programas, sua voz grave, potente ecoava na leitura de textos na igreja a qual frequentava. A organização de programas era impecável e na primeira oportunidade, aos 17 anos, após concluir o segundo grau, fez um teste na Rádio Guairacá como locutor, passou de primeira. Era 1952, as rádios faziam parte da vida e do cotidiano das pessoas. Elon era o garoto prodígio da época, logo chegaram convites para apresentar programas de auditório e ele tornou-se um dos mais conhecidos da época. Em 1960, com o início da TV no Paraná – canal 12, foi a primeira imagem a aparecer, momento em que saudou a todos os telespectadores e convidou para inauguração da emissora, um marco na comunicação brasileira. Com a chegada da televisão, foi apresentador de comerciais ao vivo e após a invenção do Video Tape, gravados.

Mudou-se para Joinville em 1965 para dirigir a Rádio Cultura e, ao final do ano foi, convidado a participar da fundação da Rádio Independência do Paraná como diretor comercial, cargo que exerceu até a fundação da agência.

O Elon nunca abandonou o microfone, sendo como locutor comercial ou apresentador de programas de rádio, sua grande paixão. Conseguia alinhar os trabalhos da agência com as atividades na rádio.

Sua visão publicitária e mercadológica, aliadas à criatividade e transpiração, fizeram dele um dos mais consagrados publicitários do Paraná, sendo homenageado pelo SINAPRO-PR como Semeador da Propaganda no nosso estado.

04 – O CRESCIMENTO DA AGÊNCIA NOS PRIMEIROS ANOS EXIGIU UMA GRANDE EQUIPE EDE COLABORADORES?  OU ERA NA RAÇA QUE SE TRABALHAVA E SE CONQUISTAVA CLIENTES?

Inspiração, conhecimento, transpiração e muita criatividade. A Elon Garcia Publicidade nasceu em um escritório anexado à casa do fundador. Com sua inseparável máquina de escrever Olivetti, o Elon redigia textos, produzia os comerciais, fazia a locução e ainda apresentava.

Com toda a sua experiência e excelente relacionamento com os veículos de comunicação, facilmente preparava o planejamento de comunicação, incluindo a mídia.

Com visão estratégica, as artes eram tercerizadas com profissionais competentes.

Os clientes eram prospectados por indicações, através de um relacionamento ético que pautava todas as ações. O envolvimento e dedicação total ao cliente, levaram a Elon Garcia Publicidade a ser uma das agências com parcerias mais duradouras com seus clientes.

05 – A AGÊNCIA ATUOU FORA DE CURITIBA? ALGUM CLIENTE FORA DA CAPITAL?

Sim, a Elon Garcia atendeu clientes na área de varejo em Ponta Grossa e Joinville, por vários anos. Com o sucesso de alguns clientes atendidos em Curitiba como a Disapel (1971-2000) e depois o Balaroti Materiais de Construção (1979-1987), a agência voltou-se a eles e dedicou-se fielmente à expansão de lojas em Curitiba e outras cidades e estados.

06 – A HISTÓRIA DA AGÊNCIA FICOU MUITO LIGADA À HISTÓRIA DE UM CLIENTE, A DISAPEL. CONTE UM POUCO DESTES MOMENTOS VIVIDOS.

A  DISAPEL foi o cliente mais longínquo, atendido por 29 dos 50 anos completados neste dia 10. Começou com uma pequena loja na Praça Santos Andrade em Curitiba e chegou a 110 unidades espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Destacou-se no segmento de vendas de eletrodomésticos e móveis populares, sendo uma das principais redes brasileiras com sede em Curitiba. Um anunciante de peso, como todo o grande varejo, se fazia presente nos principais meios de comunicação de massa. Com linguagem simples e criativa nos comerciais de televisão, criados pela Elon Garcia Publicidade, marcaram época e até hoje são lembrados pelos nomes próprios dados aos móveis. Nas rádios, vale destacar a locução inigualável de Elon Garcia, com sua voz potente e dicção perfeita, marcava os spots, sempre em parceria com uma voz feminina em forma de jogral. Nas mídias impressas, estava nos grandes jornais de circulação nos estados do Sul e também em tablóides quinzenais, que além de encartados, eram distribuídos no sistema porta a porta. Os planejamentos de comunicação, mídia, criação e produção eram idealizados pela Elon Garcia Publicidade e aprovados pelo cliente.

Algumas campanhas se destacaram como Um Beija Flor de Entrada, alusiva à nota de R$ 1,00 que circulava na época e tinha o pássaro estampado. O slogan também, até hoje, faz parte da memória de muitas pessoas: DISAPEL, a mais simpática.

07 – ALGUM FATO PITORESCO QUE MEREÇA SER NARRADO? ALGUMAS HISTÓRIA ENGRAÇADA ENVOLVENDO CLIENTE OU FUNCIONÁRIO?

A Elon Garcia Publicidade vivenciou, nestes 50 anos, toda a evolução da área digital, fato este marcante para os meios de comunicação e também das práticas publicitárias.

Da montagem de anúncios para a impressão em paste-up para os consagrados programas Illustrator e Corel Draw em equipamentos de última geração Macintosh. Da máquina de escrever para notebooks e PCs. Das entregas físicas para a rapidez da Internet. Do Telex e do Fax para o WhatsApp e e-Mails. Das fitas Betacam para o Wetransfer.

Os meios de comunicação também evoluiram nestes anos. Das rádios AM para FM nos anos 80, da TV aberta para inúmeros canais fechados, dos jornais e revistas impressos para digitais online, e principalmente das famosas redes sociais e sites acessados na palma da mão pelos celulares e que fazem parte do cotidiano da grande maioria da população mundial. A Elon Garcia estava e está ligada nesta evolução.

08 – QUANTAS PESSOAS CHEGARAM A TRABALHAR NA AGÊNCIA DURANTE ESTES 50 ANOS?

Ao longo dos anos, muitos profissionais passaram pela Elon Garcia Publicidade. A agência sempre se propôs a ser de pequeno e médio porte, terceirizando serviços quando possível e contratando pessoas qualificadas para funções específicas na administração direta dos departamentos. Hoje, vemos que estudantes de publicidade que foram contratados são grandes e premiados profissionais. Somos gratos por fazerem parte da nossa história.

09 – HOJE, QUAIS CLIENTES A AGÊNCIA ATENDE?

Após o encerramento das atividades do seu principal cliente DISAPEL (2.000), a Elon Garcia manteve sua equipe e foi buscar novos clientes. No varejo, atendeu a rede Multiloja e, após, a Bom Preço Eletrodomésticos, vale ressaltar que como princípio de ética a agência não atende clientes do mesmo segmento comercial simultaneamente.

Em 2002, a Elon Garcia abriu as portas para a indústria e começou a atender a TINTAS DACAR, uma expressiva marca de tintas imobiliárias que objetivava expansão para todo o território nacional. A parceria deu certo, os objetivos foram alcançados e superados para outros países. A indústria configura entre as 10 maiores do segmento no Brasil e é atendida pela agência desde então.

Na ramo de varejo de materiais de construção, a MAFREI destaca-se entre as 5 maiores redes que atuam em Curitiba e cresce a cada dia, novas lojas e expansões fazem parte de um planejamento sólido de crescimento.

ALUBAUEN, a principal indústria de esquadrias de alumínio do Paraná, cresce rápido e constantemente. Hoje, atende as principais construtoras do Brasil, está presente com seus produtos de qualidade nas mais modernas edificações prediais nacionais.

BLUE CHEMICAL DO BRASIL, indústria de produtos de limpeza localizada em São José dos Pinhais com distribuição nacional.

FLOR DE LIS PARTICIPAÇÕES. Construtora predial e incorporadora com vários lançamentos de edifícios em Curitiba localizados na região do Boa Vista – Rio Negro Residencial, Residencial Amazonas, Residencial Solimões, Bevely Hills Residencial, Edifício Cabral Hills. Em planejamento, Edifício Paraná Hills. Faz parte do grupo MM ARRUDA, que também é atendido pontualmente pela Elon Garcia.

INTERMED SAÚDE 24 HORAS, aplicativo de telemedicina. Faz parte do grupo NYKAX, a maior fábrica de encapsulados do Paraná.

CONSTRUTORA ARCE. Especializada em construções de grande porte, é uma das mais conceituadas no setor com inúmeras obras realizadas para indústrias, shoppings, clubes, hospitais e serviços.

REALFIX TINTAS INDUSTRIAIS, localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, com filial em São Bento do Sul, atende as indústrias paranaenses e catarinenses.

IDL – INSTITUTO DEMOCRACIA E LIBERDADE, formado por expressivos empresários do Paraná, participa efetivamente da vida política e econômica brasileira com intervenções constantes nestes cenários.

CEMITÉRIO PARQUE IGUAÇU, o mais conceituado de Curitiba e um dos melhores do Brasil.

BATEL CONDOMÍNIOS, prestadora de serviços em administração de condomínios de luxo. A principal deste setor em Curitiba.

MOVMIX, locadora de máquinas para elevações.

CHIPS AWAY ALTO DA XV, funilaria e pintura express.

PIRAGIBE & SANTIAGO ADVOGADOS ASSOCIADOS

OMAMA ROTISSERIA, localizada na Rua Eduardo Sprada em Campo Comprido, é a mais nova proposta gastronômica de Curitiba. Atendimento delivery e take away.

10 – PREVISÕES PARA 2022?

Manter a missão de atender bem o cliente, sempre com ética e transparência, com o objetivo de ser voltada a ele e seguir com parcerias duradoras.

De forma conservadora, estar atenta às oportunidades e efetivar novos clientes mas sem perder a qualidade de atendimento.

Atualização constante de conceitos, quebra de paradigmas e do dinâmico desenvolvimento de novas ferramentas e no avanço dos meios de comunicação.

A intensidade vivida nestes 50 anos e, pelas muitas experiências adquiridas, levam os sócios da Elon Garcia Publicidade – Elon Cesar Isfer Garcia e Cristina Marly Isfer Garcia Santos, a certeza de vencer os desafios e a buscar novas conquistas, sempre com muita criatividade, inspiração e transpiração.

Agradecemos a todos os clientes, amigos, colaboradores, fornecedores e aos veículos de comunicação que ao longo destes 50 anos fizeram parte da nossa história. Vamos em frente. Muito obrigado! Elon César Isfer Garcia.

Fonte: Diário Indústria & Comércio