SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 31.1.22

– O profissional Zeh Rodrigues, do grupo Opus Múltipla, esteve presente na NRF 2022 Retail’s Big Show, em Nova York. Novidades que ele publicará aqui em nosso jornal, na coluna Varejo.

Conheça as agências líderes do ranking de novos negócios

Um dos principais fatos do mercado brasileiro de agências de publicidade em 2021 foi o lançamento da Galeria. O movimento poucas vezes visto, de cisão na DPZ&T e migração de dirigentes, profissionais e grandes contas para uma nova operação, fez da estreante a melhor em novos negócios no ranking que Meio & Mensagem publica pelo 11º ano consecutivo. A Galeria surgiu em agosto com três clientes de peso vindos da DPZ&T: Itaú, McDonald’s e Natura. Nos meses seguintes, iniciou parcerias com outras cinco empresas: Vivo, TikTok, JBS (marcas Seara Gourmet e Nature, Doriana e Rezende), Enjoei e Resso. Assim, configurou-se no mais bem sucedido nascimento de startup da história recente da publicidade brasileira, superando a Gut, que foi a primeira agência com menos de um ano a liderar o ranking de melhores em novos negócios, na avaliação relativa a 2019, após somar sete clientes em dez meses de vida.

É considerado ainda o histórico de fidelidade de clientes, pois há anunciantes que mudam constantemente de agências. A conta do BTG Pactual, por exemplo, saiu em 2020 da F/Nazca S&S, foi para a David e, no final do ano passado, seguiu para a Artplan. A verba de não alcoólicos da Heineken migrou da Talent Marcel para a FCB em 2020 e chegou à AlmapBBDO em 2021. Curiosamente, essa troca constante de parceiras também envolveu o Tinder, que saiu da Webedia em 2020, se relacionou com a VMLY&R e no ano passado deu match com a Adventures. O levantamento considera o ano em que o novo negócio foi registrado pela reportagem de Meio & Mensagem e não o de início oficial do atendimento da conta. Portanto, não constam nesta edição trocas já citadas anteriormente, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2021, como, por exemplo, os casos de LG Eletronics, que migrou da VMLY&R para a AlmapBBDO na virada de 2020 para 2021, mas já foi citada no monitoramento anterior. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão no ranking atual de alguma conquista do final de 2020, desde que não tenha sido computada no levantamento passado.

Adesão de serviços digitais mobile tem crescimento recorde

Redes sociais, lojas virtuais, aplicativos de vídeo chamada, delivery, lazer. Dizer que o celular se tornou o centro das atenções na vida de grande parte da população em tempos pré-pandemia não seria tanta novidade assim. Mas pontuar que o celular foi, de fato, o centro da vida dos consumidores nos últimos meses, é indiscutível. Para os pontos positivos e os desafios, com as pessoas em casa, isoladas e privadas de muitas coisas — do shopping ao entretenimento —, o celular teve sua função potencializada com impactos irreversíveis nas dinâmicas de consumo de informação, produtos e serviços.

As megatendências do varejo em 2022, segundo a NRF

Entre 17 e 21 de janeiro, executivos brasileiros reunidos na missão Varejo180 – da GS Ciência do Consumo, durante a NRF 2022 Retail’s Big Show, em Nova York – discutiram soluções para navegar nesse mar de transformações e oportunidades, entendendo como será a experiência do futuro e como aplicá-la, na prática, ao contexto doméstico.

Na era digital, um elemento fundamental de todos os negócios é a informação. Seja pelo WhatsApp, e-mail marketing, SAC ou redes sociais, recebemos informação de inúmeras fontes todos os dias, mas poucas são as empresas capazes de criar processos e gerenciar esse volume de dados.

Fomos ensinados a pensar em organizações e processos de uma forma linear. É por isso que, para as empresas, essa transição é mais difícil: é preciso mudar processos, gerenciar pessoas e adaptar a cultura para extrair valor dessas informações.

No varejo, essa informação tem como destino a experiência dos clientes em diferentes ambientes. A informação orientada para a experiência é o que cria um ecossistema capaz de realizar rápidas mudanças e acompanhar um consumidor cada vez mais fluido.

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COSTA KOTZIAS

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