SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 21.2.22

Cenp tem nova diretora executiva

Em continuidade ao processo de reformulação do modelo de governança, iniciado em 2021 – e que conta com apoio da consultoria Traduzindo o Futuro, a ToF – o Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp) nomeou a jornalista Regina Augusto para o recém-criado cargo de diretora-executiva.

Com mais de 25 anos de carreira, Regina tem acompanhado toda a movimentação da indústria de comunicação no Brasil. Foi repórter, editora e, posteriormente, diretora de redação do Meio & Mensagem por dez anos. Em 2015, fundou a empresa de reputação e engajamento Gume, que foi absorvida pela Ogilvy. Na agência, assumiu o cargo de diretora da divisão de relações públicas e, nos últimos dois anos, vem atuando como consultora independente, desenvolvendo projetos de cultura, diversidade e inclusão.

À frente do Cenp, a profissional terá a missão de auxiliar o processo de reconstrução da imagem e da atuação da entidade ao lado de Luiz Lara, que assumiu a presidência do Conselho em dezembro. “Fiquei lisonjeada com esse convite. Minha trajetória e tudo o que construí, tanto cobrindo essa indústria, inclusive o surgimento do Cenp, e posteriormente, com o trabalho que tive em agências, me trouxeram uma grande bagagem em relação ao acompanhamento das transformações do mercado. Assumir essa função é um resgate histórico e emocional”, declarou Regina.

Oportunidades, mesmo em tempos de crise

Atenção a novas ocasiões de consumo, manutenção dos investimentos em marketing e agilidade para oferecer inovações garantem aumento de penetração das marcas na pandemia, indica Kantar Brand Footprint Brasil 2020

Quando um consumidor ou consumidora visita um ponto de venda e opta por um produto ou uma categoria em detrimento de outras, essa escolha é motivada por uma série de impulsos, desejos e necessidades que são influenciados por comportamentos sociais, situação econômica e, claro, pelo trabalho das marcas. Com milhares de opções nas gôndolas, a concorrência fica ainda mais acirrada a cada inovação ou versão de produto que chega ao mercado para atender uma nova demanda. E essa disputa se acentua e as complexidades são ressaltadas em momentos de economia em baixa, como os que temos vivido em função da Covid-19.

Há oito anos, as escolhas das pessoas pelas marcas de consumo massivo são tema de análise do Kantar Brand Footprint, cujos dados do ranking referente ao mercado brasileiro são publicados com exclusividade por Meio & Mensagem desde 2015. Em função dos impactos sem precedentes da pandemia do novo coronavírus no mercado, a Kantar elaborou, neste ano, um capítulo especial sobre o desempenho das marcas com base nos mesmos parâmetros do ranking: penetração (alcance da marca) e frequência (número de vezes que a marca é escolhida no PDV) que, combinadas, geram o Consumer Reach Point (CRP), indicador das marcas mais escolhidas pelo público, (matéria completa no site Meio e Mensgem)

Quatro em cada cinco agências ampliam faturamento em 2021

A recuperação do faturamento das agências de publicidade no Brasil evoluiu ao longo de 2021, aponta a nova pesquisa VanPro, realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro. Segundo os dados apurados junto a 312 agências de 23 estados e do Distrito Federal, o índice de empresas que relataram aumento de faturamento, comparado a 2020, passou de 26% no início do ano passado, para 53% ao fim de 2021.

Na atual sondagem, feita em janeiro deste ano, apenas 19% das empresas apontaram perda de receita em relação ao ano anterior, enquanto 7% reportaram perdas superiores a 30% no faturamento. Na pesquisa realizada no início de 2021, 38% haviam reportado perda no faturamento, sendo que 14% do total tinham perdido mais de 30%. A pesquisa representa a visão e o fechamento de 2021.

“A tendência é de que o crescimento se mantenha, bem como o otimismo do mercado detectado nesta pesquisa. Passados quase dois anos do início da pandemia, a maioria das agências, e os anunciantes, se adaptou à nova realidade”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. “Quatro em cada cinco agências mantiveram ou ampliaram seu faturamento em comparação ao ano anterior. Trata-se de um dado que corrobora com a ideia de que o mercado passa por uma boa melhora e está se recuperando do forte baque causado com o início da pandemia”, completa.

A percepção quanto ao futuro também variou para melhor na comparação à primeira sondagem de 2021. A quantidade de agências que apontou as perspectivas futuras como boas ou muito boas cresceu 10 pontos percentuais, de 57% para 67%. As que apontam como ruim, muito ruim ou de interrupção das atividades diminuiu de 9% para 5%, e o número daquelas que não conseguem prever caiu de 7% para 3%.

——–

COSTA KOTZIAS

Diário Indústria & Comércio – Curitiba

comercial2@induscom.com.br

(41) 99919-4642 / 3333-9800