SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 7.3.22

O poder dos dados inteligentes

Do impacto contínuo da pandemia no comportamento do consumidor ao aumento acelerado da digitalização de serviços, é seguro dizer que a maneira como os clientes esperam interagir com as empresas de varejo foi transformada para sempre. Não mais contentes com uma abordagem única, os clientes de hoje estão procurando empresas que possam adaptar as ofertas de acordo com sua própria percepção sobre o que conta como uma experiência de varejo segura, conveniente e satisfatória. As empresas reconhecem a importância crítica que a personalização de serviços agora desempenha para ganhar e manter a fidelidade de seus clientes. Ainda assim, embora estudos mostrem que 72% dos consumidores só agirão com base nas mensagens promocionais se forem personalizadas, de acordo com suas necessidades e preferências; uma pesquisa da Adobe indica que apenas 37% das empresas personalizam mais da metade de sua jornada de varejo. Essa desconexão deve ser resolvida e, graças aos constantes avanços da tecnologia, uma solução eficaz para este desafio está finalmente ao nosso alcance: o uso de dados inteligentes.

Responsabilidade corporativa em publicidade

AUTORIA: ATC RESPONSIBLE

objetivo desta pesquisa é destacar como as agências de publicidade adotam a responsabilidade corporativa como atores econômicos, sociais e ambientais. A informação recolhida será utilizada para criar um referencial de práticas de responsabilidade e um trampolim para mais progressos nesta importante área.

voz da comunidade é essencial. É somente com uma grande participação que teremos um entendimento representativo que será inestimável para toda a comunidade publicitária.

A pesquisa é desenvolvida pela Nielsen e conduzida pela ACT Responsible com a participação do Conselho Consultivo da ACT . Apelamos a todos os representantes da indústria que desejem juntar-se a nós neste processo para que participem neste projeto de forma a torná-lo o mais abrangente possível.

Em relação à política de privacidade de dados , observe que as respostas individuais e as informações pessoais permanecerão estritamente confidenciais. As respostas específicas não serão associadas a nenhuma agência/rede de agências e os resultados serão publicados apenas em formato agregado.

Para participar basta acessar Global Surveys Nielsen

 

Conceito de inteligência criativa dentro do segmento da comunicação.

1) A comunicação no marketing ficará cada vez mais complexa com o tempo – O tempo aponta sempre para uma maior complexidade. Não vamos voltar a uma era da internet dominada por texto estático, ou mesmo por imagens. O vídeo permanecerá crescendo até que seja substituído por algo mais complexo, possivelmente AR (realidade aumentada) primeiro, e depois algo mais interessante. À medida que esse processo avance, ficará cada vez mais difícil para os profissionais de marketing se comunicarem de forma eficaz se não forem evoluindo e buscando inovações. Isso porque continuaremos vendo uma expansão de canais (já se foram os dias só da TV, ou mesmo só Google e Facebook), fragmentação de formato e muito mais. Se manter atualizado é preciso!

2) O objetivo da comunicação é conectar-se de uma forma única e a tecnologia pode ajudar com isso
A razão pela qual os softwares têm sido tão bem-sucedidos pelo mundo é que a maioria das tarefas e processos no mundo dos negócios são melhores quando substituídos por uma tecnologia infinitamente escalável, repetível e com custo muito baixo. Porém, quando se trata de marketing, o único objetivo da comunicação é apresentar um ponto de contato único e emocionalmente ressonante para seu produto ou marca. Você pode imaginar se a Nike, Adidas, Under Armour, Reebok e Vans usassem a mesma ferramenta criativa de modelo infinitamente repetível para fazer anúncios com a mesma identidade visual? Isso seria um desastre!

Quando se trata de marketing criativo, utilizar somente uma solução tecnológica e seus benefícios de repetibilidade e escala não é o ideal. Afinal, se você tem um anúncio ruim, a última coisa que um profissional de marketing deve querer é escalá-lo.

Mas, isso não significa que a tecnologia não possa ter um papel na criatividade. Longe disso! O caminho é uma plataforma de tecnologia que potencializa as criações humanas, automatizando tarefas operacionais e fornecendo dados importantes para que a tomada de decisões criativas seja feita de forma mais inteligente. Ou seja, agregar tecnologia ao dia a dia dos profissionais de marketing pode ser muito positivo!

3) O atrito criativo se tornará um fator onipresente por décadas – Os primeiros 25 anos da web moderna foram definidos por atritos de pagamento e segurança onipresentes. Acredito que nas próximas décadas veremos o atrito criativo aumentar em todas as comunicações globais. A dificuldade de criar todos os ativos necessários para o sucesso (entre pago, orgânico, merchandising, a jornada completa de comércio e todo o ciclo de vida do CRM) torna-se esmagadora para qualquer empresa sem a utilização da tecnologia criativa adequada.

4) Agências de marketing e publicidade continuarão lucrando – Anualmente, aproximadamente US$ 100 bilhões são investidos em holdings de marketing e publicidade e isso tende a aumentar. Isso porque essas empresas são valorizadas pelo mercado pela sua expertise. Veremos cada vez mais essa ascensão e novas parcerias sendo formadas com outras empresas que tenham soluções diferenciadas para esse mercado.

——–

COSTA KOTZIAS

Diário Indústria & Comércio – Curitiba

comercial2@induscom.com.br

(41) 99919-4642 / 3333-9800