SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 9.5.22

Como empresas estão usando tecnologia para ouvir consumidores

A repercussão do trailer foi a pior possível: as principais críticas atingiam a aparência do personagem, que apareceu na tela caracterizado com traços humanos, dotado de braços e pernas longos. O assunto tornou-se trending topic do Twitter. Diante desse cenário, o estúdio resolveu redesenhar o personagem — a partir do zero. E em novembro do mesmo ano, quando o segundo trailer foi liberado, o bichinho surgiu completamente diferente, com um visual mais fidedigno ao do jogo criado pela Sega para fazer frente ao Super Mario, da Nintendo.

A alteração de rota na produção do filme se concretizou em pouco mais de seis meses, depois que as filmagens em live action, técnica que mistura atores reais interagindo com animações, estavam em estágio avançado. Num primeiro momento, o estúdio perdeu um bom dinheiro. Mas, depois de ter ouvido a opinião pública, recebeu as boas notícias: arrecadação de 58 milhões de dólares no primeiro fim de semana de exibição e recorde de melhor estreia de filme inspirado em videogame nos Estados Unidos.

A corajosa decisão de mudar se deu graças ao feedback da comunidade de fãs do Sonic, cujos comentários em redes sociais, além das reportagens em sites especializados em cinema e games, foram consolidados por técnicas e ferramentas de social listening utilizadas pela Paramount.

Social listening, numa tradução livre, quer dizer “escuta social” ou “escuta ativa” e é uma prática que monitora o que as pessoas falam sobre uma marca ou empresa em diversos espaços digitais, ou seja, redes sociais, blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente. E, a partir desse monitoramento de informações relevantes, as marcas analisam os dados recolhidos e os transformam em ações para melhorar a relação com sua comunidade e alcançar novos consumidores.

Cenário do varejo muda investimento em mídia

O cenário da mídia de varejo tornou-se cada vez mais complexo. Os donos do orçamento já tiveram que considerar apenas um punhado de estabelecimentos para seus orçamentos de mídia de varejo, mas hoje eles têm uma miríade de opções.

Embora a Amazon tenha dominado o setor de mídia de varejo por anos — soma 89% dos gastos com mídia de varejo nos Estados Unidos, outros varejistas começaram a tomar nota e implementar mudanças. Por exemplo, no ano passado, o Walmart anunciou enormes ganhos de receita e mais anunciantes para seu negócio de ads, crescimento que está se arrastando para 2022. E a Instacart lançou recentemente a Plataforma Instacart, um conjunto de ferramentas para os varejistas oferecerem experiências de compras omnichannel de forma rápida e fácil.

De acordo com a Forrester, 25% dos varejistas receberam mais de US$ 100 milhões em receita de redes de mídia no ano passado, e estima-se que a publicidade de mídia de varejo salte 31% em 2022. Com o crescimento de gigantes, como o Walmart e a Plataforma Instacart tornando as mídias de varejo mais acessíveis para marcas de pequeno a médio porte, há mais redes de varejo e plataformas de mídia do que nunca para considerar.

Bumble promove reflexões sobre o universo feminino

Nos próximos dias, 13, 14 e 15, o Bumble, aplicativo de relacionamento direcionado ao público feminino, apresenta a Oficina Bumble, uma experiência imersiva para as mulheres que desejem discutir e refletir sobre temas como: O poder do primeiro passo, dinheiro, body positive e sororidade.

O evento, realizado em São Paulo, conta com conteúdo especial produzido e apresentado por Fernanda Catania, a @foquinha, e também terá um espaço para perguntas do público. A Oficina Bumble foi idealizada pela Hands.

Além disso, a ação contará com o momento Bumble Party, festa que tem como objetivo fazer com que as participantes criem conexões, e participem das iniciativas especiais, como a surpresa preparada pela Speed Dating. O evento é gratuito e as interessadas poderão reservar os ingressos no aplicativo da Bumble.

 

As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz

MERCEDES-BENZ DO BRASIL

A Mercedes-Benz Caminhões está com nova campanha na rua homenageando os homens e mulheres que levam a vida pelas estradas, no volante de um caminhão.

Assinada pela agência Moma, que tem o carioca Rodolfo Sampaio como COO, a peça leva o mote #caminhoneirofazacontecer, dentro do conceito que vem sendo usado pela empresa: “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”. Nela, os próprios motoristas são os protagonistas, tanto que seus nomes são citados nos letreiros finais.

Além do filme na TV aberta e fechada, a campanha estará nas mídias digitais, no rádio, com desdobramento em peças gráficas para revistas.

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COSTA KOTZIAS

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