SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 27.6.22

Ted Sarandos: “Anúncios que vemos na TV não são criativos”      Ted Sarandos, co-CEO da Netflix veio ao Cannes Lions em um momento muito estratégico para a plataforma de streaming. Este ano, a Netflix anunciou que terá um plano de assinatura mais acessível que inclui anúncios. Segundo ele, a decisão por não incluir publicidade na plataforma em seus primórdios era condizente com estratégia da empresa para ganhar escala o mais rápido possível. “E agora vemos que as pessoas acham a Netflix cara e grande parte do público não se incomoda de assistir anúncios”, explicou. Ainda assim, a intenção continua sendo ser melhor do que a televisão. “Os filmes que vemos na TV não são criativos. Podemos fazer um trabalho melhor do que isso. Ser criativo é o que temos feito nos últimos anos”, opinou. E lembrou dos anúncios que eram veiculados em DVDs dos filmes Top Gun, Kick Ass e Jurassic Park e provocavam a sensação de fazer parte da experiência do filme por conta de sua produção e qualidade. Ele ainda disse que está em negociação com “todos os anunciantes”.  Sarandos ainda comentou sobre a estratégia de conteúdo. Ele diz que a empresa não tem intenção de se aventurar no segmento de notícias, pois é muito polarizado, e de transmissão esportiva. Os games, a nova vertical que a Netflix está explorando a partir da aquisição de publishers do segmento, também estarão inclusos em ambos os planos de assinatura.

Africa ganha Ouro em Social & Influencer e lidera ranking de agências nacionais    

Incluindo Leões de Ouro para Africa e Ogilvy, em Social & Influencer, o Brasil somou mais 30 troféus com os anúncios, nesta quinta-feira, 23, dos resultados de mais seis áreas da 68ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Considerando as 25 competições já encerradas, do total de 29, o País acumula 67 Leões: 10 Ouros, 21 Pratas e 36 Bronzes. Além dos dois Ouros, com os cases “Cabelo cremoso”, da Africa para Brahma, e “Lu”, da Ogilvy para Magalu, a área Social & Influencer deu ainda para o Brasil 1 Prata (Africa) e 5 Bronzes (2 para Africa, e David, Gut e VMLY&R com um cada).

Siga o talento      O Cannes Lions é, de fato, onde boa parte do talento da indústria publicitária se encontra. Em 2022, a multidão de criativos, estrategistas e produtores de grandes ideias voltou a colorir a Croisette depois de dois anos de festival em versão apenas virtual. Mas, quem vê as ruas, estandes e espaços de descontração lotados, possivelmente não conseguirá enxergar a fuga de talentos da publicidade para outras áreas.

Ryan Roslansky, CEO do Linkedin, subiu ao palco do Palais para falar justamente da importância que a comunicação tem para a inovação e para dar um alerta: 2021 registrou uma fuga de talentos sem precedentes na indústria publicitária. Obviamente, vários fatores podem ser elencados para explicar esse fenômeno que vai desde questões filosóficas como a facilidade da Geração Z de mudar de emprego e o desejo (potencializado pela pandemia) de fazer algo significativo com a própria vida até a dura realidade: outros setores vem se mostrando mais atraentes para os talentos.

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COSTA KOTZIAS

Diário Indústria & Comércio – Curitiba

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