SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 25.7.22

Frimesa viaja no tempo em campanha de 45 anos criada pela OpusMúltipla

A nova campanha da OpusMúltipla para a Frimesa comemora os 45 anos da marca com uma pitada de nostalgia. Os filmes mostram que as pessoas podem até mudar com o tempo, mas a qualidade da Frimesa sempre está presente.

“A ideia foi inspirada em uma famosa trend das redes sociais, na qual as pessoas refazem fotos antigas de família. A diferença é que colocamos os produtos da Frimesa fazendo parte dessa história”, explica Alexandre Catarino, Diretor de Criação da agência.

Além da TV, a campanha também estará no rádio, na internet e na mídia exterior, com peças especiais de grande impacto focadas na linha de produtos.

Publicitários acreditam em um semestre de otimismo cauteloso

Eventos concentrados num curto espaço de tempo, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal, animam, mas eleição polarizada preocupa

“Será tudo, menos monótono”, assim Mário D’Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e CSO da D’OM, resume o que o mercado publicitário e os brasileiros em geral podem esperar dos próximos meses até o fim do ano. “Tudo indica que o segundo semestre será muito movimentado no Brasil. Então, se você gosta de rotina e calmaria, é melhor pular o semestre e só voltar no ano que vem”, complementa.

É uma visão partilhada por diversos profissionais ouvidos pelo PROPMARK sobre as perspectivas do semestre que se inicia. Para começar, concordam todos, será um período atípico, “o segundo semestre deste ano será marcado por dois importantes acontecimentos que devem impactar não somente o a indústria publicitária, mas também o mundo dos negócios. As eleições, em outubro, e a Copa do Mundo, entre novembro e dezembro, possuem certas similaridades. Ambas terão um grau de paixão envolvida, mas obviamente de maneira diferente. Haverá uma concentração grande da atenção da população e um alto grau de expectativa pelo resultado final.

No caso das eleições, no cenário atual, onde vemos uma clara polarização, o embate de narrativas, inclusive emocionais, já ocorre de maneira intensa nas redes sociais. Acredito que até as eleições haverá ainda uma predominância das atenções para este evento”, diz Márcio Toscani, co-CEO e COO da Leo Burnett TM.

Brasil é o 1º colocado no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Seguidores, engajamento e publicidade são termos cada vez mais frequentes nas redes sociais graças, principalmente, aos influenciadores digitais.

Com uma presença expressiva em diversas redes, eles têm parte das suas rendas vinda da capacidade de convencer as pessoas a comprar produtos.

No Brasil, que tem mais de 150 milhões de usuários nas redes sociais, o poder dos influencers (como também são conhecidos), é expressivo.

O país é o primeiro do ranking mundial em que esses profissionais são mais relevantes para a decisão de compra online, como revela o estudo da plataforma de cupons Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite.

Profissão influencer

Além da produção de conteúdo, muitos utilizam as redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo uma remuneração por isso ou por como uma pura recomendação autêntica.

Eles marcam presença também no empreendedorismo.

https://www.abap.com.br/brasil-e-o-1o-colocado-no-ranking-mundial-em-que-os-influencers-sao-mais-relevantes-para-decisao-de-compra/

Os anúncios pagos dos streamers de vídeo aumentam 38% no segundo trimestre, mas diminuem o valor de mídia das promoções da rede de TV

As plataformas de streaming de vídeo aumentaram os gastos com publicidade paga em 38% no segundo trimestre deste ano – ao mesmo tempo em que obtiveram menor valor de mídia de promoções no ar em suas respectivas programações de redes de TV irmãs.

Os gastos com publicidade paga da TV nacional de 10 de abril a 10 de julho foram estimados em US$ 219,9 milhões – um aumento de 38% em relação aos US$ 159,2 milhões no mesmo período de 2021, de acordo com a iSpot.tv. Ao mesmo tempo, o valor da mídia caiu 17%, para US$ 157,0 milhões (de US$ 188,3 milhões).

O Disney+ gasta mais do que qualquer streamer que também tenha acesso promocional a redes de TV – por meio da Disney-ABC Television, com US$ 22,3 milhões no segundo trimestre.

Ainda assim, enquanto as forças competitivas estão pressionando todos os negócios de streaming de vídeo premium a se expandirem mais rapidamente, de acordo com analistas, muitos continuam se apoiando fortemente em seu acesso a redes de TV de empresas irmãs.

Por exemplo, a Paramount+ gastou cerca de US$ 5,7 bilhões em publicidade na TV nacional. Mas também se beneficiou de US $ 32,1 milhões em valor de mídia das promoções da rede de TV no ar nas redes de TV Paramount Global – incluindo CBS, TVLand, Nickelodeon, Paramount Network, MTV, BET, Comedy Central e outras.

https://www.abap.com.br/os-anuncios-pagos-dos-streamers-de-video-aumentam-38-no-segundo-trimestre-mas-diminuem-o-valor-de-midia-das-promocoes-da-rede-de-tv/

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COSTA KOTZIAS

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