SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 29.8.22

Com trabalho remoto, agências expandem fronteiras na contratação

Durante anos, o mercado publicitário brasileiro se concentrou sobretudo no Sudeste do País, mais especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essa realidade ainda não mudou. Entretanto, nos últimos anos, o índice de pessoas de outras regiões brasileiras trabalhando em algumas das maiores empresas de publicidade, como Artplan, Publicis, VMLY&R, WMcCann, Soko, AKQA, FBiz, DPZ, FCB, iD\TBWA e R/GA, cresceu.

A Publicis Brasil, por exemplo, conta atualmente com funcionários espalhados em mais de 40 cidades de 20 estados brasileiros; a F.Biz possui 45 colaboradores fora do eixo Rio- São Paulo; a iD\TBWA conta com sete funcionários fora dessas duas cidades; já a AKQA lançou, em 2021, o programa AKQA na Sua Casa, focado na contratação de jovens que residam fora desse eixo. No ano de criação do projeto, a agência contratou três pessoas e, neste ano, foram mais três.

Residente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Fernanda Hartmann começou a trabalhar remotamente como diretora de atendimento Sênior da VMLY&R em março de 2021, um período ainda delicado da pandemia. Responsável pelo atendimento da Dell – que também trabalha de forma remota – ela coordena um time de 16 pessoas que estão espalhadas pelo Brasil, com gente em São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, tanto na capital quanto no interior. “Essa descentralização acaba facilitando encontrar os talentos para as posições que não necessariamente estão baseadas numa cidade específica”, opina Fernanda.

Budgets de comunicação devem crescer mais de 50% nos próximos três anos

O mercado de comunicação corporativa tem conquistado uma importância cada vez maior para as empresas, contexto que levou a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) a realizar a ‘Radar’, pesquisa que busca compreender as dimensões da atividade. Entre os entrevistados, 168 clientes da indústria, comércio e serviços de agências associadas à entidade.

O estudo mostrou que 54% das empresas indicaram que pretendem aumentar seus investimentos em comunicação nos próximos três anos. Entre as expectativas dos clientes sobre os atributos de uma agência, estão a capacidade de planejamento e visão estratégica, considerada importante para 67%, e a boa relação com os veículos de imprensa, citada por 58% dos entrevistados.

Esses dados são reforçados pela ‘lista de desejos’ dos clientes, que apontam o relacionamento com a mídia em 86% das respostas, enquanto 78% citam planejamento e estratégias de comunicação, 73% gestão de crises e entre 41 e 64% são elencados vários serviços ligados à comunicação no ambiente digital.

A intensificação do uso da análise de dados foi apontada por 55% dos líderes como a maior prioridade de suas empresas na área de comunicação corporativa. Para 45%, as agências devem ajudar a área de comunicação a ter mais relevância dentro da própria empresa, com geração de resultados. A expansão da presença da marca dentro do ambiente digital foi apontada como prioridade por 42%.

Varejo, Entretenimento e Finanças são setores com maior audiência em publicidade digital

A Nielsen apresenta informações inéditas sobre o mercado publicitário online com uso de Digital Ad Intel, a exclusiva solução de análise de concorrência que avalia o ecossistema de publicidade digital e compara estratégias de anúncios. Com o crescimento do comércio online devido à pandemia e a chegada do segundo semestre, repleto de datas comerciais e comemorativas, os dados poderão ajudar o setor a analisar o potencial de consumo da audiência.

“Uma das fases mais importantes em uma campanha de marketing é o planejamento estratégico de mídia. Nela, os profissionais precisam identificar o mix de mídia ideal para entregar em relação aos objetivos de comunicação, bem como os papéis de cada canal, e determinar a alocação de orçamento mais eficaz. Também é crucial entender o que os concorrentes estão fazendo. Quanto e onde estão gastando? Quais mensagens-chave estão comunicando por meio de seus criativos de anúncios? A possibilidade de analisar o investimento de todo o seu ramo de atuação e ter essa informação em mãos na hora de saber como agir é o valor de uma solução como o Digital Ad Intel”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Por causa do crescimento do comércio online durante a pandemia, aumentou a necessidade entre as marcas de aprimorar a efetividade das campanhas publicitárias. Digital Ad Intel surge no mercado para dar suporte às companhias brasileiras com uma cobertura abrangente e coleta inteligente de dados que permitem uma visão representativa das compras de anúncios digitais dos anunciantes. Seu principal diferencial é fornecer insights detalhados das campanhas, como investimentos e impressões estimados, tipos de compras, share of voice (SoV) e principais produtores de conteúdo – nos formatos em websites, in-app e em mídias sociais.

Segmentos que mais impactaram o mercado publicitário online no 1º semestre
Com o encerramento do primeiro semestre e das principais datas comerciais do período, como Carnaval, Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados, Digital Ad Intel apontou os segmentos que mais se comunicaram a audiência no primeiro semestre, conforme relação abaixo:

  • Varejo – 17% (272 bilhões de impressões)
    • Telecomunicações – 16% (249 bilhões de impressões)
    • Assuntos de utilidade pública, educação e governo – 10% (156 bilhões de impressões)
    • Entretenimento – 8% (135 bilhões impressões)
    • Finanças – 7% (114 bilhões de impressões)

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COSTA KOTZIAS

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